30/03/2010

«Dupla de arquitectos é responsável pela ampliação do Museu de Serralves»

Os arquitectos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa foram galardoados com o prémio Pritzker, o mais prestigiado do Mundo na arquitectura e que, em 1992, foi atribuído a Álvaro Siza.
É da autoria desta dupla nipónica o projecto "Serralves 21", que consiste na ampliação do Museu de Arte Contemporânea do Porto através de um pólo a construir em Matosinhos. O espaço, que funcionará como depósito de obras de arte e local de exposições, deverá estar pronto em 2012.
O júri do Pritzker justificou a distinção com o facto de a dupla de arquitectos, parceiros na firma SANAA, criar estruturas luminosas que se integram harmoniosamente na paisagem circundante.
A propósito, foram destacados o edifício Christian Dior, em Tóquio, o pavilhão de vidro do Museu de Arte de Toledo e o novo Museu de Arte Contemporânea em Manhattan, Nova Iorque. "As construções de Sejima e Nishizawa dão a ilusão de serem simples", sublinhou o júri.
É quarta vez que o Pritzker é atribuído a arquitectos japoneses. Em 2009, o júri distinguiu o suíço Peter Zumthor. A cerimónia de entrega do prémio decorrerá a 17 de Maio em Ellis Island, no porto de Nova Iorque.
Honrada com a distinção, Kazuyo Sejima, de 54 anos, disse que se move pela vontade de inspirar novas gerações, transmitindo uma sensação de abertura que julga ser importante para os arquitectos mais novos. Depois de ter estudado na Universidade Feminina do Japão, fundou a firma que esteve na génese da actual SANAA, na qual Ryue Nishizawa, dez anos mais novo e seu antigo funcionário, figura já como associado.
Atribuído anualmente pela Fundação Hyatt, da responsabilidade da família Pritzker (das mais ricas dos Estados Unidos), para agraciar um arquitecto vivo, o prémio consiste num medalhão em bronze e em 100 mil dólares. É atribuído desde 1979. Sempre em lugares cimeiros na lista da "Forbes", a família Pritzker é detentora, também, da famosa cadeia de hotéis Hyatt.

Imagem: DN-Lisboa

Nenhum comentário: