28/04/2005


Esta patente no atrio da Direcção Regional de Turismo (RAM) a exposição "Materiais e Técnicas de Construção Tradicionais da Madeira e Porto Santo", comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), sendo que a mesma poderá ser visitada até 19 de Maio. Posted by Hello

Até quando?!...vamos assistir a indiferença perante as barreiras arquitectonicas!. Será que a lei irá continuar letra morta?... Vamos ver o que este governo fará! Posted by Hello

Simposio Internacional organizado por Estudantes de Arquitectura Venezuelanos

Com o tema Instrumentos Arquitectónicos 2005, os alunos da Faculdade de Arquitectura e Arte da Universidade de Los Andes - Venezuela, levam a cabo um simposio que nós acompanharemos pela sua importância, nos dias 26 a 28 de Maio.

Para os que queiram mais informações podem visitar o site da organização no: www.instrumentosarquitectonicos.net.

Simposio Internacional na Venezuela Posted by Hello

Esta Aberto o Concurso de Fotografia do DEC do Politécnico de Tomar, com o tema: "Engenharia Civil e Arquitectura".
Para mais informações consulte : www.dec.estt.ipt.pt Posted by Hello

Morreu o Arquitecto Kenzo Tange

Morreu o legendario arquitecto Kenzo Tange, autor de construções emblemáticas do Japão no Século XX, mestre das príncipais figuras da arquitectura niponica actual. Faleceu aos 91 anos de Idade, no seu país natal.

Tange construíu o Parque da Paz, em Hiroshima em 1949, quatro anos depoís da cidade ter sido arrasada pela primeira bomba atômica.

Dentro das obras mais recentes encontram-se a Câmara Municipal de Tokio e a Sede da Televisão Japonesa Fuji, sendo outra das suas obras emblemáticas o Estadio Nacional de Yoyogi feito em 1964, para os Jogos Olímpicos de Tokio.

Por outro lado não podemos esquecer que Tange foi galardoado com prémio Pritzker em 1987, pelo que a arquitectura mundial perde um dos seus grandes mestres.

Arquitecto Kenzo Tange Posted by Hello

27/04/2005


Ciclo de Conferências de Arquitectura
Prof. Ricardo Zuquete (meu professor da cadeira de Arquitectura I)
Prof.ª Sónia Silva
Auditório 2 - [18H00 - 21H00]
HOJE! na Universidade Lusíada de Lisboa
Posted by Hello

Sobre(voando) o Territorio - Valor e Consentimento

"Maria Albertina deixa que eu te diga Esse teu nome eu sei que não é um espanto Mas é cá da terra e tem, tem muito encanto. Maria Albertina como foste nessa De chamar Vanessa à tua menina?". António Variações.
Não sei se sempre foi uma maneira de estar dos portugueses, se é só de agora, se vai ser sempre. Muito provavelmente acontece noutros sítios, acredito que sim. Mas tenho a certeza que este não é um sinal dos nossos tempos. Num país que há séculos ficou fora do mapa, somos um povo que abraça com facilidade aquilo que vem de fora. Se por um lado isso se pode constituir uma virtude, por outro é um defeito pela forma tão-somente epidérmica com que o faz. Acontece por isso, que as qualidades que temos, com raízes, tradição e carácter, são adulteradas, desaparecem ou se esquecem no deslumbramento perante outras realidades que não são a nossa. A Madeira, que durante séculos foi humanizada, moldando e domesticando uma natureza exuberante, de forma particular e com grande sabedoria, com carácter, acaba o século XX descapitalizada da sua riqueza principal. A paisagem, rural ou urbana, sofreu um desgaste provocado por uma miragem de progresso e utilização de modelos importados que, apesar de ter trazido mais qualidade de vida a uma população esquecida e desfasada em relação ao desenvolvimento europeu, tem penhorado o seu futuro a longo prazo. Não sei se era possível fazer as coisas de outra maneira, se haviam outros caminhos, provavelmente haveriam. Mas o Passado não interessa discutir. O Futuro é essencial.
Como pôr então no mapa um lugar? Ou, antes disso, como construir um Lugar? Um lugar que dê qualidade de vida aos seus habitantes, um lugar aprazível e apetecível de visitar, um lugar com alma na tranquilidade de ser ele próprio, mas sem ter que se perguntar ao espelho se há outro lugar mais bonito que ele?
É essencial que, antes de actuar, se definam objectivos e princípios. À partida poderíamos identificar três conceitos para a construção de um Lugar: Valor, Significado, Consentimento.
Valor. O Valor é a importância colectiva que a coisa tem. É dado pela ideia do servir ao bem comum; do equilíbrio social, económico, ambiental. É essencial que no traçado de um caminho para o futuro de uma cidade se pondere que as acções e transformações devem ter em vista o bem comum. Significado. O Significado constrói a relação entre as pessoas, realiza a sociedade dando-lhe identidade. À volta de símbolos, ideias e objectivos dá sentido a um grupo de cidadãos, a uma cidade, a um Lugar. Consentimento. Antes de actuar é preciso consentimento. Saber se um lugar consente que o transformem, saber como a cidade consente que se intervenha no seu património arquitectónico, saber se consente um crescimento infinito ou não, se consente que lhe seja falseada a sua personalidade. É preciso saber, antes de actuar, o que o território consente. Para isso, é preciso identificar o seu carácter.
Em suma, a Cidade, um Lugar, deve transformar-se segundo regras e princípios que tenham por base ideias fortes. Podem até ser gerais e abstractas, sem tentações burocráticas e formais, mas que, simplesmente, sejam estruturantes de um carácter e constituam objectivos a atingir. Num nível seguinte há que trabalhar com os agentes que operam sobre a paisagem e delinear estratégias. Aos que governam e orientam o desenvolvimento da cidade, pede-se-lhes que saibam ler o Futuro e os sinais dos tempos. Só assim poderão definir um rumo, com Valor, Significado e Consentimento.

Luís Vilhena - Presidente da Delegação Regional da Ordem dos Arquitectos na Madeira

Espero que alguém comente!....será interessante debater!

Casa da Musica do Arq. Koolhaas Posted by Hello

Koolhaas ganha prémio - Mies van der Rohe

O arquitecto holandês Rem Koolhaas é o vencedor do Prémio da União Europeia/Mies van der Rohe, pelo seu projecto para a embaixada da Holanda em Berlim, que será hoje entregue em Barcelona, Espanha.
O projecto do arquitecto holandês derrotou o do português Eduardo Souto de Moura, que se candidatava pelo projecto do Estádio Municipal de Braga, construído no âmbito do Campeonato Europeu de Futebol, Euro2004.
O ateliê holandês NL Architects vai receber a menção especial para Arquitecto Revelação pela obra «Basketbar», na Universidade de Utrecht (Holanda).
Rem Koolhaas é o autor do projecto da Casa da Música, no Porto, que já foi inaugurada recentemente.

Tom Mayne - Prémio Pritzker 2005

O Américano Mayne é o mais recente premiado pelo prémio Pritzker (Nobel da Arquitectura).
Actualmente este Arquitecto foi convidado a projectar a Vila Olímpica de Nova York.
Brevemente falarei um pouco mais da sua obra.

Tom Mayne - Prémio Pritzker 2005 Posted by Hello

Simplesmente Arquitectura

Formalmente assumo este novo projecto de mosturar o que penso o que leio e o que faço e quero fazer em Arquitectura.

Também será uma especie de diário de registo de aquilo que fiz, faço e que farei no âmbito das aulas de arquitectura que frequento na Universidade Lusíada de Lisboa.