05/03/2010

Residência japonesa utiliza energia solar passiva

Uma habitação moderna e elegante foi desenhada por um ateliê de arquitectura, Suppose Design Office, situado no Japão, tem por princípio fazer uma optimização da utilização da energia solar passiva na construção de edifícios.
Todos os aspectos do desenho inovador do edifício têm sido cuidadosamente considerados para que se faça o melhor uso da luz solar disponível, bem como da ventilação natural, demonstrando como as práticas de construção eficiente podem desenvolver e dar forma a uma arquitectura moderna e elegante.
Localizada na região Oeste de Hiroshima, em Otake, Japão, sobre um alto planalto com vista para a zona industrial e para a região montanhosa, a Otake House vive o paradigma dos espaços paralelos presentes na natureza.
O Suppose Design Office teve a preocupação de orientar propositadamente as várias fachadas da residência, de forma a assegurar a exposição directa aos raios solares das fachadas viradas a oriente e ocidente. Isto permitiu-lhes satisfazer os requisitos de concepção de aproveitamento da energia solar passiva e, ao mesmo tempo, garantir a vista para a paisagem a Norte e a Sul.
O primeiro andar do lado virado a norte da casa é composto por grande parte das divisões, incluindo a cozinha e a sala de jantar. Nesta fachada, os arquitectos colocaram grandes vãos apoiados pelo telhado em consola, permitindo ventilação e iluminação natural, que se infiltra no interior da habitação.
O lado sul contem a sala de estar e um terraço exterior, fazendo a separação entre os ambientes interiores e exteriores.
Por um lado, a Otake House varia na sua forma de um lado para o outro, por outro, é unida por todo o seu desenho verde.
Além da energia solar passiva, que permite a redução do consumo de energia gasta através de aquecimento e refrigeração, os arquitectos implementaram também um material resistente à água, comummente usado na construção de barcos, na pele do edifício.
O envolvimento contínuo do exterior para o interior da casa, sem a utilização de vedações, torna o edifício um vazio monolítico feito de luz e de espaço.
Conheça mais pormenores da obra no site: www.suppose.jp.

Nenhum comentário: