
Todos os aspectos do desenho inovador do edifício têm sido cuidadosamente considerados para que se faça o melhor uso da luz solar disponível, bem como da ventilação natural, demonstrando como as práticas de construção eficiente podem desenvolver e dar forma a uma arquitectura moderna e elegante.
Localizada na região Oeste de Hiroshima, em Otake, Japão, sobre um alto planalto com vista para a zona industrial e para a região montanhosa, a Otake House vive o paradigma dos espaços paralelos presentes na natureza.
O Suppose Design Office teve a preocupação de orientar propositadamente as várias fachadas da residência, de forma a assegurar a exposição directa aos raios solares das fachadas viradas a oriente e ocidente. Isto permitiu-lhes satisfazer os requisitos de concepção de aproveitamento da energia solar passiva e, ao mesmo tempo, garantir a vista para a paisagem a Norte e a Sul.
O primeiro andar do lado virado a norte da casa é composto por grande parte das divisões, incluindo a cozinha e a sala de jantar. Nesta fachada, os arquitectos colocaram grandes vãos apoiados pelo telhado em consola, permitindo ventilação e iluminação natural, que se infiltra no interior da habitação.
O lado sul contem a sala de estar e um terraço exterior, fazendo a separação entre os ambientes interiores e exteriores.
Por um lado, a Otake House varia na sua forma de um lado para o outro, por outro, é unida por todo o seu desenho verde.
Além da energia solar passiva, que permite a redução do consumo de energia gasta através de aquecimento e refrigeração, os arquitectos implementaram também um material resistente à água, comummente usado na construção de barcos, na pele do edifício.
O envolvimento contínuo do exterior para o interior da casa, sem a utilização de vedações, torna o edifício um vazio monolítico feito de luz e de espaço.
Conheça mais pormenores da obra no site: www.suppose.jp.
Fonte: Pela Natureza
Nenhum comentário:
Postar um comentário